​AUDIO COMPLETE
 

O melhor curso de áudio  que vai desde conceitos básicos até as técnicas mais avançadas .

Com foco na acústica aplicada, operação e funcionamento dos equipamentos de áudio e técnicas de

microfonação, compressão e equalização, torne-se um profissional do mundo áudio.

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Curso 100% Presencial

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VIP

Curso VIP presencial -  Consulte disponibilidade para até 3 alunos.

Audio Complete é um curso que traz uma poderosa carga de conceitos adquiridos ao longo de mais de 20 anos de experiência, uma sólida formação na área acadêmica e a constante atualização dos métodos, sistemas

e equipamentos da área.

Tomando como base didática de que esses conceitos devem ser sempre apresentados de maneira que a teoria seja demonstrada no seu uso prático, promovemos um completo entendimento dos principais assuntos inerentes

ao áudio, suas aplicações e seu comportamento, ou seja, aprender o que interessa de forma objetiva e eficaz.

Além disso, como forma de aprendizado real e objetivo, ao aluno são apresentadas inúmeras situações críticas que ocorrem em estúdios, sonorização de eventos, instalações comerciais, residenciais e muito mais,

o que torna possível acumular rapidamente um bom repertório de soluções

e gerenciamento de crises referentes aos assuntos abordados.

O curso é totalmente apostilado e ministrado com apoio de inúmeros recursos audiovisuais elaborados especialmente para facilitar seu entendimento.

São mais de 330 slides, dezenas de trilhas de áudio, vídeos, além de operações ao vivo em software e hardware, testes de cabeamento, conexões e periféricos, que trazem ao aluno informações valiosas com relação a tudo o que é necessário saber sobre operação de áudio, produção musical, equipamentos de gravação, mixagem, efeitos, acústica de salas, microfones e técnicas

de captação.

Toda essa carga de conhecimento ajudará o aluno a evitar problemas e a resolvê-los, além de ensinar a fazer, com segurança, boas escolhas de fornecedores, produtos e prestadores de serviço.

  • O curso é dividido em 4 partes:

1. Conceitos – todos os conceitos necessários ao bom entendimento

dos equipamentos, plug-ins e acústica e áudio em geral. Conceitos que

vão desde frequência, fase e amplitude de onda, até conversão digital,

áudio analógico e acústica.

2. Acústica aplicada – de forma prática e objetiva, o curso traz ao aluno

o mundo da acústica, sem teorias e cálculos pesados e de forma descomplicada. O aluno terá acesso aos mais variados materiais

e aplicações, bem como a cálculos básicos para criar um bom condicionamento e isolamento acústico nos mais variados ambientes.

3. Estúdio operacional e hardware – passando por todos os equipamentos

e recursos de um estúdio, o aluno terá uma visão clara e ampla do que é necessário para atuar em estúdios de vários níveis e portes. Isso inclui ensinamentos sobre os equipamentos e plug-ins, tais como compressor,

gate, reverb, delay, mixers, amplificadores, prés etc.

4. Microfones e técnicas de microfonação – nesse módulo, o mundo

dos microfones e suas características será apresentado ao aluno com foco

nos tipos condensador, dinâmico, ribbon etc., padrões polares (cardioide,

figura 8 etc.), sensibilidade, aplicações, resposta de frequência, bem como

nas técnicas mais comuns para captação de cada instrumento. O módulo

inclui 6h de gravação em estúdio profissional, no qual serão realizadas técnicas de microfonação e gravações na prática.

Captura de Tela 2021-03-18 às 17.09.16.p

Ouça aqui as duas primeiras aulas em formato Podcast totalmente grátis.

DEPOIMENTOS DE ALUNOS

Aula 1 - Modulo 1 (Fundamentos)

Fundamentos básicos do som

 

De onde vem o nome áudio?
 

O que é som?
 

Formas de Transmissão Sonora
 

Propriedades Físicas do Som
 

Como ouvimos
 

Propagação do Som
 

Propriedades das Ondas Sonoras


Frequência
 

Amplitude
 

O DeciBell / SPL
 

Intensidade e Pressão Sonora

 

Escalas Logarítmicas
 

Lei dos 3 e 6dB
 

Soma de Pressões sonoras idênticas.
 

Comparação SWL x SIL x SPL

 

Potência Sonora, Intensidade e Pressão

 

Soma de Pressões sonoras não idênticas
 

Velocidade do Som e Delay
 

Fase

 

Cancelamento e Acoplamento de Fases


 

Comprimento de Onda.

Aula 2 - Modulo 1 (Fundamentos)

Conteúdo Harmônico e Timbre


Ondas Sonoras Simples

 

Ondas Complexas e seus Harmônicos
 

Timbre
 

Harmônicos e Sub Harmônicos
 

Regiões das Frequências

 

Frequências e Denominação das Regiões

 

Altura Tonal x Frequências

 

Timbres e Regiões de Equalização

 

Ouvido Humano

 

Anatomia do Ouvido

 

Níveis de Pressão Sonora
 

Equal Loudness Contour - Fletcher e Munson
 

Curvas de Ponderação A, C e Flat​

Aula 3 - Modulo 1 (Fundamentos)

Ondas Sonoras no Meio

 

Acústica Básica Reflexão do som

 

Refração do som

 

Transmissão do som - Princípios de Tratamento Acústico

 

Absorção do som - Princípios de Tratamento Acústico

 

Materiais Absorvedores - Menbranas e Porosos

 

Difração do som

 

Difusão do Som

 

Tipos de Salas / Tratamento Acústico

 

Echo e suas características

 

Flutter Echo e Dispersão

 

Efeitos Hass, Audio Binaura e Surroundl

 

Mascaramento Sonoro

 

Ruídos sonoros

 

Efeito Doppler

 

Resposta de Frequência Resposta de Frequência

 

Envelope ADSR Envelope - ADSR​​

Aula 1 - Modulo 2

(Áudio Analógico e Digital)

Áudio Analógico e Digital 

 

Áudio Analógico - Conceitos e Cadeia de Sinal

 

Áudio Digital - Conceitos e Cadeia de Sinal

 

Conversão AD/DA

 

PCM

 

Sample Rate

 

Alising

 

Frequência de Foldover e Teorema de Nyquist

 

Sample Rate x Frequência de Gravação

 

Sample rate x Harmônicos

 

Bit Rate ou Profundidade de Bits

 

Relação Sinal Ruído

 

Bit rate x Relação Sinal Ruído e

 

Formatos digitais básicos para Mídias​

Aula 2 - Modulo 2

(Áudio Analógico e Digital)

Áudio Digital

 

Erro de Quantização

 

Clock

 

Jitter

 

Clipping

 

Dither

 

Noise Shaping

 

Multiplexadores (TDM)

 

Formatos digitais para Mídias

 

Codecs de Audio / PCM, WAV, AIFF, CDDA

 

Formatos de Compactação de Audio

 

Compressão sem perda / FLAC, M4A e etc.

 

Compressão com perda / MP3, AAC, OGG e etc.

 

Formatos Áudio para Surround

 

Dolby, DTS, PCM STEREO

 

Dolby True HD, DTS HD Master, PCM SURROUND

 

Cabos Digitais

 

Edição Digital​​

Aula 3 - Modulo 2

(Áudio Analógico e Digital)

Áudio Digital 

 

Interfaces de Áudio

 

História das Interfaces

 

Tipos de Interfaces de Audio

 

Diagrama de Blocos

 

Clock

 

Que interface escolher​​

Aula 1 - Modulo 3

(Acústica)

Acústica para Estúdios
 

Critérios para Projetos de Estúdios
 

Cálculos Modais - Room Modes
 

Ondas Estacionárias
 

Frequência da Schroeder
 

Princípios da Reverberação
 

Pré Delay
 

Early Reflexions
 

RT60
 

Coloração da Reverberação​​

Aula 2 - Modulo 3

(Acústica)

​Acústica para Estúdios
 

Isolamento x Tratamento Acústico
 

Cálculos Simplificados de RT60 e Coloração
 

Materiais de Tratamento Acústico
 

Difusores QRD, PRD, Waveline e etc.
 

Elementos Policilindricos
 

Ressonador de Helmholtz
 

Bass Traps​

Aula 3 - Modulo 3

(Acústica)

Acústica para Estúdios 

 

Isolamento Acústico

 

Formas de transmissão sonora

 

Sistemas construtivos de divisórias

 

Visores e Portas Acústicas

 

Box in "a" box

 

Pisos e Forros Flutuantes

 

STC x NC x RW e etc

 

Tipos de Salas / Tratamento Acústico

 

Medição de uma Porta Acústica

Aula 1 - Modulo 4

(Cabeamento e Conexões)

Cabeamento, linhas, Dis e Reamps

 

Conexões Analógicas e Digitais

 

Linhas Balanceadas e Desbalanceadas

 

XLR, TRS, TS, RCA, MIDI, Mini Jack e etc.

 

Impedância

 

Dis e Reamps

 

THD e IMD

 

Noise Floor

 

Cross Talk

 

EIN
 

Aula 2 - Modulo 4

(Elétrica e Hardware)

Elétrica Básica - Cuidados e Aterramento

 

Humming

 

Aterramento

 

Condicionamento de Energia

 

Configurações de Estúdios

 

Visão Geral de Equipamentos de Estúdio Parte 1

 

Controladores

Aula 1 - Modulo 5

(Processadores de Efeitos)

​Pré Amplificadores

 

Conexões Básicas e Cadeia de Sinal

 

Equalização Paramétrica

 

Largura de banda, Filtros e Aplicações

 

Equalização Gráfica e Conceitos de Alinhamento de Sistemas

 

PAN e BAL

 

Noise Floor

Aula 2 - Modulo 5

(Processadores de Efeitos)

​Compressores

 

Limiters

 

Gates

 

Treshhold

 

Ratio

 

Atack

 

Release

 

Side Chain

 

Audio Ducking

 

Insert EFX

 

Compressão Multibanda

Aula 3 - Modulo 5

(Processadores de Efeitos)

Reverb

 

Pré Delay

 

Ambiência RT60

 

Decay Time

 

Damping

 

Mix Levels

 

Send e Return EFX

 

Echo Dalay

 

Difusão

Modulo 6

(Monitoração)

​Monitoração de Estúdio

Tipos e Funções de Speakers

 

Localização de Monitores

 

Fones de Ouvido

 

In Ears

Modulo 7 - Aula 1

(Microfones)

​Microfones Parte 1

 

Tipos de Microfones

 

Phantom Power

 

Padrões Polares

 

Aplicações Multi Pattern

 

Microfones Clássicos

 

Kits de Bateria​

Modulo 7 - Aula 2

(Microfones)

​Microfones Parte 2

 

Resposta de Frequência

 

DirectividadeEfeito Proximidade

 

Sensibilidade

 

Nível Maximo de Pressão Sonora

 

Nível de Ruído

 

Impedância

 

Aplicaçoes

 

Tipos de Monitoração

 

Shock Mount

 

Anti Pop

Modulo 8

(Técnicas de Microfonaçãos)

As mais variadas técnicas de microfonação do básico ao avançado com foco especial na captação de violão, guitarra, voz e bateria.

Modulo On-Line Ao Vivo

(Exceto para Versão 100% Gravada)

A cada 15 dias temos aulas com a turma para tirar dúvidas, demonstração de casos e contato direto com o professor durante a vigência do curso.

Grupo de Whatsapp

(Exceto para Versão 100% Gravada)

Convite para participar de um seleto grupo somente destinado a alunos do curso para troca de experiências, dúvidas e networking.